quinta-feira, 12 de maio de 2011

Vila Velha é o "Lego" de Deus


Revirando meu passado, através de umas gavetas em casa, achei um encarte/mapa do Parque Estadual de Vila Velha - Ponta Grossa (PR) adquirido na visita que fiz por volta de 1983 d.c., e que anexei neste post. Isso explica a cor do papel que o faz parecer ser de a.c.

Foi numa viagem de família, quando eu ainda era bem pequeno e numa época em que nem me lembro bem se já sabia raciocinar direito. Mas como as lembraças vieram a tona, em minha cabeça, só hoje, assim que achei o papel, resolvi escrever a minha conclusão sobre aquele lugar:

Locais como aquele, e muitos outros espalhados no mundo, são como playgrounds de experimentos de Deus. Que usando martelos de vento e a divina ajuda do tempo, produz, esculpe e monta, em rochas gigantes, formas que nos produzem o que chamamos de efeito
"pareidolia".

Naquele tempo se por caso escutasse essa tal palavra, por conta da ingenuidade própria da idade, acho que seria capaz de abrir o berreiro, imaginando que pudesse se tratar de alguma doença grave ou mesmo o mais novo apelido do bicho-papão. Mas não têm nada a ver com isso. Ainda bem!

Pareidólia é a manifestação psicológica que, ao invés de explicar cientificamente, resumo ter o mesmo efeito de ver desenho em nuvens. E no caso de Vila Velha, ocorre ao olhar as pedras. Quem já foi, sabe do que estou falando. Quem não, veja o mapa e pense. Garanto que será a maior viagem!

2 comentários:

Flávio disse...

Procurei a palavra "pareidólia" no Houaiss e na internet.
Não encontrei definição.
Tenho como pressuposto de que se eu não conheço a palavra não significa que ela não exista.
Parabéns pela sua segurança.
Usamos a palavra alemã "gestalt", pois seria o mais comum entre os psicólogos.
Para seu texto usamos a palavra galimatias.
Abraço.

Fernando disse...

Olá Flávio, a palavra existe e pode ser facilmente encontrada, incluisve na internet. Já sobre "gestalt", pode mesmo servir por eu conhecer seu sentido voltado a lei do fechamento onde o cérebro completa partes faltantes de uma imagem, baseado em nosso repertório. Abraço!