quinta-feira, 2 de junho de 2011

Aviso urgente direto de Brasilvânia!

A meia-noite eu levarei sua alma. Mas não sairei do Congresso!

Redes sociais é coisa do passado

Atualmente muito se fala em comunidades, seguidores, compartilhamento, fora outros termos quase impronunciáveis que sugerem aproximação criados pelas redes sociais, mas todos digitais. Nisso, muitos esquecem que nossas avós, naquele tradicional chá da tarde, já exercitavam essa prática mesmo sem ajuda da tecnologia nem para esquentar a água.

Hoje o novo já nasce velho, num mundo cada vez mais integrado e, segundo a segundo, mais isolado. Ambiente com cada vez mais colegas abstratos e cada vez menos abraços reais. É preciso mais que redes sociais. É preciso contato. É necessário estar presente e não só on-line. Faz muito melhor, ao ego, um carinho no timo, do que curtir um post!

E tudo parece novela, com muitos seguidores e poucos amigos. Eu mesmo digo isso, mas não fujo muito disso. A diferença é que tanto do lado de cá do monitor quando no mundo dos bits, tenho poucos. Não saio por aí mandando convites para qualquer um e nem aceito sugestões dos outros. A coisa acontece por afinidade, olho no olho, sem usar webcam.

Adoro tecnologia; sou quase louco por internet e apaixonado por comunicação. E é exatamente isso que me faz ficar com os pés no chão e ver que mesmo o futuro já sendo presente, ainda há coisas do passado das quais não abro mão. E duvido que você também, lá no fundo, não prefira o calor humano verdadeiro a frieza de uma imagem sem cheiro.

As conversas eram mais agradáveis ao pé da mesa, sentindo o aroma do café. Agora, falamos com duzentas pessoas ao mesmo tempo sem sabermos o que fazem e nem mesmo quem é! Das físicas às jurídicas. Vai explicar isso para alguém mais velho! Eles vão achar que está louco e você terá a certeza de que são eles é que devem se mudar. Será?

Pense a respeito. Reflita, compartilhe consigo mesmo e dê uma chance ao passado. Para que ele possa viver em você, em plena harmonia com o futuro já presente, antes que seja tarde demais. Não estou pressentindo que o mundo vai acabar, só dizendo que você pode se esquecer do gosto daquele chá. Então levanta daí e vai logo experimentar. Logoff!