segunda-feira, 27 de junho de 2011

Programação delirante

O termômetro, que acabava de tirar do meu sovaco, marcava trinta e oito graus e meio. Só pelo encostar de sua ponta metálica (gelada!) já pude sentir que não estava normal. Tinha febre! Que eu me lembre, há mais de dois anos, não sentia a temperatura do meu corpo subir tanto sem fazer esforço físico apesar de ainda continuar apaixonado.

Era hora de fazer alguma coisa para melhorar. Tomar um remédio para diminuir os sintomas da gripe foi uma opção e a outra foi ficar quietinho, num canto da sala, vendo televisão. E foi justamente esta última que me proporcionou uma incrível experiência, quase extracorporal e, por que não dizer, surreal a medida que ia zapeando de canal em canal.

Começando por canais baixos, num aparelho que capta muito bem os sinais de chuviscos e sobram poucos nítidos, revi o cantor Ovelha num programa chamado Festa Popular cantando o sucesso “Eu vou fazer a sua cabeça”. E como promessa é dívida, ele conseguiu. Tanto que até comecei a suar frio. Se tivesse sua cabeleira, me esquentaria.

Subindo os canais, e a temperatura, vi na Cultura o rapper Xis e suas músicas efêmeras num dueto com o medonho Emicida, que faz questão de falar errado (com cara de mal) e parece a versão anêmica do Ed Motta (só pela barba e costeletas), mas sem talento, no programa Manos e Minas. Enquanto isso eu me afastava cada vez mais rápido da Terra.

Antes de continuar, deixa esclarecer uma coisa: Eu não uso drogas! E depois do exemplo acima, passei até a criticar aqueles que condenam grupos como os Racionais Mc´s, alegando que fazem apologia a entorpecentes. Pois quem condena se esquece que fulanos, como os dois que citei, são os próprios narcóticos cantado, que entorpecem só de ver.

Mais a frente era um programa de flagrantes policiais que me deixava ainda pior (e agora também tremendo de medo), que só foi aliviando ao entrar uma nova matéria sobre torcidas organizadas, qual pude dar um pouco de risada, ouvindo um brutamonte falar (aos prantos), que a organizada vêm antes de sua própria família. Coitada! Da família dessa besta!

Canal mudado, agora era a estranha propaganda do Guaraná Dolly que me fazia sentir os mesmos sintomas de uma alucinação vinda de um chá de cogumelo oferecido por um boneco horroroso em forma de garrafa. Isso na RedeTV! Que depois passou trinta vezes o comercial do Superpapo. Se eu tivesse sem mulher e com uma gilete por perto, já tinha ido!

Na MixTV vi os andrógenos integrantes do Fresno, falando sobre Michael Jackson (até agora não entendi a relação) e a anacrônica banda Cine, vinda do espaço e de uma época que nem quero chegar, caso o futuro seja assim. Lembro da repórter perguntando se as mães deles ajudavam na escolha das roupas e uma das criaturas respondendo: Ainda não.

Como assim, ainda não? O certo não seria dizer, não mais? Tá vendo como não são daqui? Até a repórter gozou deles! Depois dessa entuchei meu nariz de Vick Vaporub; encharquei um lenço com álcool, amarrei na goela e fui dormir. Com essa overdose, por sorte não foi para sempre. No dia seguinte a febre passou. Mas a delirante programação continua na TV.